quinta-feira, 14 de novembro de 2013

EVANGELHO NO LAR

Por que realizar o Evangelho no Lar?

A Missão do nosso Mestre Jesus, foi implantar a Lei do amor no planeta Terra! E esta missão continuou através de seus discípulos, chegando até os dias atuais para que todos possam conhecê-la e vivencia-la através do estudo do Seu Evangelho.

A grande transformação da humanidade terá início dentro dos lares, quando todos, puderem conviver em clima de harmonia, compreensão e paz, mas, para isto é fundamental compreender a mensagem do Mestre Jesus e isto se faz através do estudo e do conhecimento do Seu Evangelho para que então todos possam praticá-lo dentro desta Lei de amor.

Roteiro para realizar o Evangelho no Lar:

Marcar dia e horário

Escolher um dia e horário da semana e convidar todos aqueles que moram conosco. Se não puderem ou não quiserem participar, faremos sozinhos, só fisicamente, na certeza de que Jesus se fará presente através de seus Mensageiros.

Deve-se ter a responsabilidade e respeito com o dia e horário marcados pois trata-se de um compromisso nosso com a espiritualidade superior que se programa a estar conosco durante este período.

Duração:

Estipular previamente entre 15 a 30 minutos no máximo. Manter sempre a mesma duração em todas as reuniões, lembrando do compromisso com a espiritualidade.

Local:

Escolha um aposento silencioso e agradável da casa, de preferência a sala de jantar e que esteja com os aparelhos eletrônicos desligados.

Preparação:

Coloque uma jarra com água sobre a mesa, para fluidificação. Na falta dessa, podem ser utilizados copos, qualquer um, em número correspondente aos integrantes do Evangelho.

Sentar-se à mesa sem alarde e sem barulho, mantendo a serenidade do ambiente.

Desligar ou silenciar aparelhos celulares, telefones, televisores, etc.

Músicas relaxantes e em volume baixo são possíveis desde que sejam do agrado de todos e não interfira na concentração da reunião.

Toalha branca não é obrigatória, o mais importante é estar limpa e livre de outros ítens que não sejam para o evangelho. Exemplo: comida, bebida, etc.

Além do Evangelho, aconselhamos utilizar outros livros de leituras e mensagens rápidas para que sejam abertos pelos participantes de forma aleatória em página qualquer, para leitura e comentários. Exemplos: Fonte Viva, Pão Nosso, Agenda Cristã, Sinal Verde entre outros.

No início poderá existir certa timidez mas, com o correr do tempo, os comentários surgirão espontaneamente pois que os Espíritos amigos estarão auxiliando na compreensão dos textos selecionados.

NÃO é indicado colocar listas com nomes de encarnados ou desencarnados para vibração sobre a mesa no Evangelho no Lar. Caixas para vibrações ou listas com nomes escritos em papel devem ser utilizadas apenas nos Centros Espíritas que têm toda a proteção e amparo da espiritualidade para tratar dos problemas particulares de cada um ali mencionado. Desta forma não se atrai problemas de outras criaturas para junto de sua família e de seu lar!

Prece Inicial:

Prece simples e espontânea. Podemos fazer a Prece do “PAI NOSSO”, ensinada por Jesus, pausadamente, prestando atenção em todas as suas frases. O importante é que toque profundamente o sentimento familiar, seja ela uma oração pronta ou espontânea (de coração).

Leitura do Evangelho de Jesus:

Utilizando “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, abrir em página aleatória deixando que sejamos guiados pela espiritualidade a ouvir o que precisamos naquele momento.

Iniciar o trecho escolhido do início para que se tenha a compreensão do todo. Dependendo do tamanho pode ser lido na íntegra ou parte dele, tendo sempre a consciência do tempo de duração da reunião.

Se for da preferência da família a abertura do Evangelho pode ser feita sequencialmente, ou seja, a cada reunião, abrir o capítulo seguinte, e desta forma utilizá-lo como forma de estudo.

Se houver crianças ou adolescentes convidá-los à participar.

Comentários sobre o texto lido:

Refletir sobre a leitura, relendo as frases que mais chamaram atenção. Devem ser breves e simples, com participação de todos os presentes que quiserem. Evitarmos criticar os comentários das outras pessoas e procurar usar as orientações lidas para NÓS MESMOS.

Vibrações:

Vibrar é emitir e doar sentimentos e pensamentos de amor, tranquilidade, saúde e paz. 
Vibrar é amar em pensamento! 
Vibrar pela fraternidade, paz e equilíbrio de toda a humanidade. 
Vibrar pela expansão e vivência da mensagem de Jesus em todos os lares.
Vibrar pelo nosso lar, envolvendo a nossa família em vibrações de amor e harmonia para que haja união e paz entre todos.

Segundos de Silêncio:

Para que cada um possa falar com Deus no silêncio do seu coração, pedindo proteção e amparo para a preocupação de ordem sentimental, material, física ou espiritual que está passando no momento.

Prece de encerramento:

Proferir a prece de encerramento e rogar, como exemplo, pela paz, harmonia, saúde e felicidade dos membros da reunião e de todos com os quais convivem. Desejando, rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra. Por último, pedir a bênção de Deus para os familiares desencarnados, sem temor. A lembrança da prece alegra e pacifica os que partiram.

Deve ser simples e espontânea, agradecendo a Deus todo o amparo que nos dá e que muitas vezes nem o percebemos. Aqui também podemos fazer a Prece do “PAI NOSSO”, ensinada por Jesus, pausadamente, prestando atenção em todas as suas frases.

Após o encerramento:

Servir a água fluidificada a todos os participantes.

Dúvidas:

Em viagem como fazer? 
O Evangelho é um hábito salutar que nos auxilia em todos os momentos, se porventura estivermos em outro local podemos realizá-lo da mesma maneira no mesmo horário estabelecido, envolvendo nosso ambiente doméstico, se porventura naquele horário não for possível realizar o evangelho, fazer uma prece em pensamento, envolvendo nosso ambiente doméstico.

O telefone tocou posso atender? 
O Evangelho é um socorro espiritual e muita vez aquele que toca o telefone no momento da realização do nosso Evangelho, necessita de um auxílio e se for algo urgente e pudermos ajudar, não deixamos de realizar a caridade, porém, se não for urgente, dizemos que “estamos realizando nosso Evangelho e que retornaremos assim que terminar”.

Como proceder com a visita que chega ao momento da realização do Evangelho? 
A prática do Evangelho no Lar é realizada entre aqueles que moram sobre o mesmo teto. Se no momento da realização do Evangelho, recebermos visitas, podemos convidá-los para que participem, caso, não queiram, pedimos que aguardem até o encerramento do Evangelho. Se, porém as visitas forem constantes, podemos ensinar para que da mesma maneira possam realizar em seus lares.

Esqueceu o dia ou o horário do Evangelho o que fazer? 
É importante mantermos a disciplina da realização do Evangelho no Lar no mesmo dia e horário da semana, tornando-se desta forma um hábito salutar, porém, se houver esquecimento, manter a tranquilidade e buscar realizá-lo na próxima semana.

Posso vibrar para os entes que partiram? 
Aqueles que partiram são nossos entes queridos que amamos e este amor continua, portanto, podemos vibrar desejando que Jesus e os Benfeitores Espirituais possam ampará-los nesta outra jornada.

Podemos realizar o Evangelho com as crianças? 
As orientações são para que os Pais e Educadores realizem o Evangelho no Lar com a criança, de maneira que esta possa se interessar pelo estudo dos ensinamentos de Jesus de uma maneira simples. Se for de preferência, este Evangelho pode ser realizado em momento diferente daquele realizado com os adultos.

Importante:

É completamente desaconselhável, qualquer manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário